terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Eu que fiz... Omelete do Poppey e truques...

Olha só, adivinhem quem vai estrear o "Eu que fiz...": EU (rs vulgo Carla), ainda com uma dica que pra mim é super básica (e que eu demorei a aprender rs): Como fazer uma omelete fofinha e cozida por inteiro. Tenho sérios problemas com comidas que vem cruas no meio, então sempre faço com o maior cuidado pra tudo cozinhar por inteiro, ometeles, pães, pizzas.
A receita é simples e você vai precisar:
Um bowl médio
Um medidor (usei o meu de 125ml, ou meia xícara de chá)
Um fue (nome chic pra batetor ou você pode usar um garfo)
Uma frigideira baixa (se fizer em uma alta pode ser que solte água e demore mais pra ficar pronto)
Um prato (tarã!)
6 ovos
1 maço de espinafre (meu maço deu 6 medidas depois de picado)
1/2 cebola média
4 dentes de alho
1 colher de sopa de manteiga
125 ml de leite
1 medida de queijo ralado (nessa eu usei Gouda)
Sal a gosto
Pimenta do Reino a gosto

Coloquei a cebola, o alho e o espinafre para refogar, nessa etapa eu não coloco sal, se não o espinafre solta água demais e demora pra murchar.
Espinafre, Cebola e Alho
Em fogo médio por cinco minutos ele fica assim: (uma dica legal: nessa etapa você pode esperar esfriar e congelar o refogado, dá pra usar em recheio de tortas, fazer um molho para macarrão, ou mesmo descongelar e misturar no arroz e feijão, a dica é boa pra quando o preço do espinafre está legal e você acaba comprando um monte e se deixar na geladeira acaba estragando rapidinho, assim você mantém o sabor e a consistência - ps: lembrei dessa dica por que ganhei um maço enorme de espinafre da Akie (vulga minha sogrinha linda rs e além do omelete ainda sobrou pra fazer um quiche pra sábado). Depois de refogado acerto o sal (lembrando que na "massa" da omelete já vai sal, então não precisa de muito).
Espinafre refogado
Espinafre pronto, vamos para a omelete em si, essa receita é meio básica e você pode misturar o que quiser, minha mãe costuma fazer com batatas e calabresa, ou com o que restou na geladeira, e sempre fica o máximo! Então em um bowl misturo os ovos (dica infalível e de higiene: sempre separo os ovos antes em um recipiente menor, e depois jogo na bowl, se tiver algum ovo estragado não estraga a receita toda, e eu sou uma sortuda (só que não) quando se trata em achar ovos podres).
6 ovos
Ovos na bowl, misturo o leite, o queijo, a manteiga, o sal e a pimenta do reino a gosto, e meu gosto é pouco sal e bastante pimenta rs... Você pode também substituir a pimenta do reino por pimenta dedo de moça picada bem pequenininha fica uma delícia e combina super bem com o espinafre. 
Ovos, leite, queijo e manteiga
Com o fue bato tudo (dicaaaaaaa: se quiser sua omelete mais fofinha ainda bata em separado as claras em ponto de "neve" e depois vá acrescentando o restante dos ingredientes aos poucos e sempre com movimentos bem leves). Coloco na frigideira quente, isso é importante pra que a omelete já vá cozinhando e com movimentos pra dentro da frigideira você vai empurrando da borda pro centro, deixando ir pro fundo a parte ainda líquida.
Quando já ficou todo branquinho, deixo dourar um pouco e com um prato viro a ometele, o mesmo truque dá pra ser usar pra virar batata rosti ou panqueca, por exemplo, se você não tiver a bacana habilidade de virar as coisas no ar e sujar a cozinha toda.
O prato vai em cima da frigideira. Cuidado com as mãos!
Vire a frigideira pra baixo, deixando cair a omelete no prato.
Essa é a hora do tarã!

E a omelete vai "virada" para a frigideira novamente pra dourar do outro lado.
Eu servi assim mesmo com arroz integral e uma saladinha verde com tomates! Uma delícia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário