quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Ou não... Café Cremoso no Café Canelinha

Fachada do Café Canelinha


Para o meu primeiro post no blog resolvi dar destaque à minha bebida quente favorita, o café espresso. Como costume, essa bebida faz parte da vida cotidiana dos paulistanos.

Um bom café espresso, entretanto, é deveras difícil de se encontrar!

Em uma singela cafeteria no Centro de São Paulo, na Rua Dom José De Barros 32, próxima à Praça da República, nos moldes das tradicionais cafeterias de balcão, serve-se um dos melhores cafés de São Paulo.

À princípio o lugar não parece grande coisa, apenas uma portinha em meio a tantas outras nas calçadas do Centro.

Ao entrar é possível ver, emolduradas nas paredes, diversas reportagens de jornais e indicações de revistas enaltecendo o lugar, principalmente pela especialidade que deu nome à cafeteria, o Café Canelinha, mas esse ficará para um outro post, hoje irei me ater ao simples café espresso, ou Café Cremoso, como é vendido na casa.

Por R$3,00 você pode saborear o Café Cremoso, que sem dúvida faz jus ao nome. Um creme espesso, de cerca de 3mm cobre o café, e não se desfaz com facilidade, essa característica é vista normalmente como a marca de um café bem tirado! Particularmente, gosto de tomar espressos sem açucar, o café da casa não é ácido e nem muito amargo, o que o torna muito saboroso. Segundo o proprietário é uma mistura de grãos do Café Jardim e Café Floresta moídos na hora!

Para melhorar a experiência, servem aquele bom e velho copinho de água com gás para tomar antes do seu café, limpando as papilas gustativas, deixando-as mais sensíveis para saborear o cafezinho.


Café Cremoso


Detalhe interessante é que o proprietário da cafeteria já mudou diversas vezes, o que não alterou a qualidade do café, pois as jóias do lugar são as duas baristas que já trabalham lá há muitos anos e dão continuidade ao padrão de qualidade, independente da dança das cadeiras dos donos.

Para aqueles que forem visitar o Centro de São Paulo, ou que andam constantemente por lá, e apreciam um bom café espresso, esta é uma parada obrigatória.

6 comentários:

  1. não entendi muito bem o JÓIAS RARAS e nem o termo BARISTAS...entendo como duas funcionárias sem educação e que não respeitam nem o lugar de onde se ganha o pão...entendo como DUAS PEÇAS RARAS...o novo dono tira café muito bem...e quando elas estão de mau humor(TPM) tiram o café de qualquer jeito para os donos perderem clientes...mas...existem alguns clientes como vc que acham que o café que elas tiram é insubstituível...grande engano...mania de algumas pessoas viverem de passado...quem vive de passado não evolui...elas até de vez em quando dão um jeitinho de quebrarem a m´quina do café...que falta de respeito com os clientes!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me desculpe, mas eu frequento o lugar há mais de 20 anos. E elas sempre são atenciosas com todos os clientes, e tratam todos de forma igual, sempre com educação. E tenho certeza que se não fossem elas, o Canelinha não estava nem de pé mais.Esse "novo dono" no qual você se referiu é muito desatento. Alem do café dele não ter a metade da qualidade do café das meninas. Pra minha grata surpresa, esse "novo dono" saiu, e as meninas são as novas proprietárias do Canelinha

      Excluir
  2. Que coisa, conheço as meninas e elas são sim o coração daquele lugar, tem amor e talento no que fazem tanto q estão lá ate hoje e com honra e mérito. Tanto no atendimento quanto na qualidade do trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Que coisa, conheço as meninas e elas são sim o coração daquele lugar, tem amor e talento no que fazem tanto q estão lá ate hoje e com honra e mérito. Tanto no atendimento quanto na qualidade do trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Deve estar confundindo o estabelecimento, só pode. O que eu conheço as meninas são super amáveis e atenciosas no atendimento... e o café então... Nossa, meu Deus, que delícia !!! Amo amo, Estão de parabéns.

    ResponderExcluir